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dezembro

Compras Coletivas: O que é preciso saber antes de entrar nesse mercado.

Os sites de compras coletivas estouraram entre 2009 e 2010. De lá pra cá, mitos a respeito da plataforma vêm surgindo descompassadamente: Será que essa febre vai durar? Por quanto tempo? Vale a pena anunciar? Com o que devo me preocupar ?

Pensando nisso, esse post tem o objetivo de deixar claro para vocês (que entedem pouco ou não entendem nada sobre o assunto) informações de como funciona, de fato, um site de compra coletiva.

Abaixo, levantamos quais as vantagens e desvantagens de anunciar, até que ponto o estabelecimento deve estar preparado para tal, os riscos e as oportunidades que devem ser percebidos antes de fechar uma proposta.

 

QUERO ANUNCIAR MEU PRODUTO, DEVO PAGAR QUANTO AO SITE?

Em sites de compras coletivas, o lucro obtido com a venda dos produtos é dividido entre o anunciante e o veículo. Esse repasse pode variar de 30% a 60%, dependendo do site e da negociação feita entre as partes.

Normalmente o anunciante não tem investimento inicial, considera-se como sendo uma “parceria” em que o site aposta que o produto vai vender o suficiente para gerar lucro.

Por isso que, em sua maioria, os sites limitam um número mínimo de venda para que a oferta seja ativada.

Em alguns casos, o anunciante só recebe o dinheiro dos tickets vendidos pelo site depois que todos os tickets forem usados, em outros casos, os sites repassam o lucro 30 a 90 dias depois.

 

QUAL O VALOR DO DESCONTO QUE DEVO DAR PARA O MEU PRODUTO?

O valor do desconto é definido junto ao site. Alguns sites estabelecem o valor mínimo de desconto entre 60% a 80%. Quanto maior o desconto, maior a probabilidade de vendas em quantidade.

 

COMO FAÇO PARA COLOCAR MEU PRODUTO LÁ?

O comercial do site vai até o anunciante e juntos definem a oferta e assinam os termos jurídicos de que a oferta é válida. Em seguida, o anúncio (layout e redação) é criado pela própria equipe do site e o anunciante manda apenas a marca e as imagens.

 

OPORTUNIDADES

Além disso, algumas oportunidades também precisam ser percebidas pelos anunciantes antes de colocar seu produto à venda com preços tão baixos.

São elas:

  • Lançamento de produto. Ideal para “try it” ou posicionamento do produto no mercado.
  • Apresentar o estabelecimento novo.
  • Venda casada (compre 1 pelo site e ganhe 20% na compra do outro na loja).
  • Queima de estoque.
  • Esses sites usam redes sociais, filme em TV e outros meios para divulgar o produto, o que ajuda bastante na venda da sua oferta.

AMEAÇAS

  •  Dependendo do número de tickets vendidos, durante um determinado período, a loja ou estabelecimento ficará com um movimento muito intenso, podendo ocorrer problemas de mau atendimento ou oferta de produto e serviço de má qualidade.
  • Os anunciantes, em sua maioria, não aproveitam esses clientes para fazer cadastro ou tentar fidelizá-los para uma segunda compra ou um segundo momento – é preciso pensar nisso.
  • A margem de lucro é pequena, muitas vezes chegando a zero, visto que o valor do desconto normalmente é alto e a receita obtida com as vendas ainda é rateada com o site.

 

ANTES DE ANUNCIAR É PRECISO CONHECER SEU NEGÓCIO:

  • Seu estabelecimento está preparado para receber o dobro ou o triplo de clientes por um determinado período?
  • Você tem estratégia de PDV, como venda casada, descontos, up selling etc.?
  • Você tem um motivo para fazer esse tipo de oferta? Ex: Estoque, produto novo, reposicionamento da loja, aumento de market share?
  • Tem estratégia de “customer loyalty”? Fidelização através de cupons, cadastros, call Center etc.?

 

ESCOLHA O SITE CERTO:

  • Observe se ele usa as redes sociais e se tem campanha em TV.
  • Veja se ele anuncia em agregador de compras coletivas, como o www.save.me, por exemplo. Agregadores ajudarão sua oferta a vender mais rápido.
  • Olhe as reclamações dele no Reclame Aqui. Esse canal tem se tornado um termômetro para mostrar a seriedade do site.
  • Peça um relatório de acessos do site. Veja se o perfil das pessoas que acessam condiz com o perfil do produto/serviços que você quer oferecer.
  • Tenha a opinião de algum outro anunciante que também anunciou no mesmo site.
  • Aprenda com os erros e acertos dos outros.

 

*O conteúdo de cada artigo postado neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor.
Postado por Ideia3 Comunicação às 09:27
1Comentário

Comentários

Christian Rocha Fiosson disse:

Comentário realizado em 3 de janeiro de 2012 às 10:57

Muito bacana o Blog.
As dicas são ótimas e muito importante para as pessoas que estão iniciando nesta área.
Grande abraço.
http://www.clubds.com.br

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