06
março

Conteúdo é a chave do sucesso B2B em mídias sociais

Quando se pensa em utilizar as mídias sociais para promover uma empresa B2B, existe um ítem que faz toda a diferença: o conteúdo.

Considerando que muitas empresas B2C vendem produtos e serviços que podem inspirar fãs facilmente, empresas B2B muitas vezes lutam com muito mais dificuldade por fãs com o mesmo nível de interesse e interação.
No entanto, a chave para qualquer relação de proximidade entre empresa/marca e clientes está na produção de conteúdo condinzente com o seu mercado-alvo.
As pessoas darão atenção à sua marca se você der-lhes algo que irá despertar o seu interesse, ajudá-los com alguma informação útil ou até mesmo fazê-los rir. Aproveitar a oportunidade de publicação de um conteúdo para atraí-lo para seu site ou redes sociais, será meio caminho andado para o início deu ma relação mais próxima com ele.
Então, que tipo de conteúdo pode abrir portas para uma empresa B2B na redes sociais?

Artigos / posts de blog: Por mais doloroso e exaustivo que pareça (ou realmente seja), escrever artigos em blogs pode ser realmente eficaz na obtenção de uma audiência relevante, aumentando o tráfego do site e ratificando os conhecimentos da sua empresa sobre a área em que atua. Quando você adiciona um novo post para o seu site com uma frequencia regular e o compartilha em suas redes sociais, em fóruns e portais de conteúdo, sua marca pode viralizar com muito mais força na rede.

Vídeos:  O consumo e produção de vídeos amadores e profissionais na internet tem crescido exponencialmente. Atualmente, os vídeos não precisam ter grandes produções e custar milhões de dólares para serem curtidos na internet. Com a popularidade de canais áudiovisuais como YouTube e Vimeo, as pessoas estão habituadas a assistir vídeos que tenham sido produzidos em tempo real e com baixa resolução dando uma característica particular e muito mais humana a eles. Se você preferir, você pode configurar uma câmera e fazer um vídeoblog em vez de um blog escrito. Apenas mantenha-os autênticos, com uma duração de até 3 minutos e compartilhe em todas as suas redes sociais.

Perguntas e Enquetes: Postagem de perguntas e enquetes sobre assuntos pertinentes da sua área em canais como o LinkedIn, Facebook e Twitter pode ser uma maneira eficaz de iniciar uma conversa com o seu público-alvo. Se a pergunta for provocativa o suficiente, com certeza alguém terá interesse em respondê-la. Algumas empresas tem tido grande sucesso com esta estratégia, especialmente no LinkedIn, onde é possível fazer contatos valiosos no espaço B2B com as pessoas que optaram em responder às suas perguntas.

Fotos: No Facebook e até Twitter, fotos podem chamar atenção e trazer um ar mais pessoal e particular ao seu conteúdo. Elas são fáceis de compartilhar e não requerem muito esforço. Não que as fotos seja a estratégia principal do seu conteúdo, mas intercalando imagens entre posts mais densos pode ser uma maneira de continuar a sua visibilidade em dias que não têm conteúdo mais abrangente para compartilhar. Aplicativos como Instigram podem facilitar esse processo e ainda dar uma cara moderna aos seus posts.

Compartilhe artigos / blogs dos outros: Não tem tempo para escrever um artigo agora? Considere a possibilidade de os artigos de outras pessoas que você acredita que o seu mercado alvo irá apreciar. Embora o tráfego não virá para o seu site, pelo menos seu nome e logotipo da empresa será associada a algo que poderia ser de valor para alguém. A idéia é manter o nome da empresa na frente de pessoas em uma base regular. Mas essa não pode ser uma estratégia recorrente. Conteúdo próprio é muito mais relevante e agrega muito mais valor à sua marca.

Se você tem um negócio B2B e está encontrando o sucesso com seu próprio conteúdo, gostaríamos de ouvir sobre isso!

Michele Rempel
Formada pela Universidade do Estado da Calirfornia. Atualmente é CEO da Mediavine Marketing (Chicago), Consultora de Social Media e Membro do Conselho Executivo do Linked Local Network. http://www.linkedin.com/in/michelerempel

*O conteúdo de cada artigo postado neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor.
Postado por Ideia3 Comunicação às 10:44
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