21
dezembro

DEBATE: Os QRs Codes são realmente úteis em uma ação de Marketing Estratégico?

Muito se discute sobre QR Codes e suas funcionalidades. Muitos se questionam sobre a real efetividade e a real eficiência da ferramenta entre nossos consumidores que estão, aos poucos, entendendo que a plataforma mobile já deixou de ser apenas um celular há algum tempo.

Pesquisas mostram que o uso de plataformas mobile vem crescendo de forma exponencial. No entanto, ainda não se consegue mensurar qual é o ROI (e se ele realmente existe) de uma ação que envolve ativação com o uso do celular, como o QR Code, por exemplo.

O QR Code é “um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. Esse código vai ser convertido em um pedaço de texto (interativo) e/ou em um link que o celular identifica.” (Wikipédia)

No Grupo de Comunicação Digital, no Linkedin, esse assunto está em pauta há algumas semanas entre profissionais do mundo inteiro. O que se questiona é se o QR Code é realmente uma estratégia eficiente de marketing e se o consumidor está mesmo preparado para interagir com a ferramenta.

Segundo Steven H., Senior Planner da Critical Mass (Canadá) e participante ativo do grupo, QR Codes podem ser uma ótima maneira de integrar a publicidade tradicional à publicidade digital, aumentando a conversão de vendas ao mesmo tempo em que envolvem os consumidores.

Tony E., Consultor de Marketing da LJ Hooker Mandurah (Austrália), confessa já ter usado a estratégia para levar seus clientes ao site mobile da empresa, mas admite que estamos realmente muito longe do QR Code se tornar uma ferramenta de massa, no entanto, assim que as pessoas aderirem à prática, os QR Codes se tornarão estratégias indispensáveis e mecanismos muito úteis.

Já para Aditya T., da Sales Manager at Social Wavelength (Índia), os QR Codes, mesmo sendo uma forma interessante de ler uma fonte “não digital”, ainda precisam entrar na vida prática dos consumidores.

Que o QR Code não pertence ao cotidiano dos consumidores é fato, no entanto, a integração de fábrica dos leitores de QR Code nos telefones celulares facilitaria muito a adesão da ferramenta entre o público.

Outra forma de envolver o target em uma ação como essa é considerar alguns pontos-chave na execução da campanha. Usar QR Code em todas as peças e ações não irá resultar em um aumento drástico nas vendas e talvez não consiga ativar o seu público de maneira satisfatória. Os usuários precisam se sentir motivados a usar o código. É preciso dar-lhes uma razão.

Certifique-se de que há uma chamada para a ação associada ao código, algo que talvez eles não possam encontrar em outro lugar.

O Mashable discute um pouco sobre isso no post “Por que alguns códigos QR são mais eficientes que outros

E você, o que acha sobre a eficácia de uma ação em QR Code?

*O conteúdo de cada artigo postado neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor.
Postado por Ideia3 Comunicação às 09:54
1Comentário

Comentários

ricardo nunes disse:

Comentário realizado em 2 de janeiro de 2012 às 9:43

Basta amarrar conceito com funcionalidade. Ex.: Divulgar um produto novo ou não através do QR Code. Espalha o QRs Codes em toda cidade com pontuação, antes do participante ver quantos pontos ele conseguiu com a leitura do QR Code, ele assisti as vantagens do produto tal e vai somando, até ganhar o prêmio.

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios estão marcados com *.

Salvador » 71 3273.3333 | São Paulo » 11 2626.5333
Rua Alceu Amoroso Lima, 470 - Caminho das Árvores - Salvador/BA
Opus Comunicação