09
março

Marketing e Mobile andam juntos na World Congress 2012.

Barcelona foi palco do maior evento do setor de telecomunicações do mundo, realizado nesses últimos dias de fevereiro, aos pés do Museu de Art da Catalunya.

O Mobile World Congress 2012 movimentou mais de 300 milhões de euros em investimentos para a cidade e contribuiu de maneira importante para a economia local, bem como para a divulgação das principais inovações na área de telefonia, softwares e sistemas operativos.

Em 4 dias de evento foram apresentados novos produtos, melhorias de serviços, modelos de negócio para o setor de marketing móvel, além de muitas oportunidades de contratos a 3.500 executivos de grupos tecnológicos presentes no MWC.

Este ano, o público chegou a cerca de 60 mil pessoas, de 205 países, e mais de 1.500 expositores, com uma grande participação dos meios de comunicação mundiais e presença de marcas de peso, como Nokia, Blackberry, Motorola, Microsoft, Google e Samsung.

As maiores surpresas para mim foram a ausência da Apple – que anunciou que lançará esta semana o Ipad3 e que opta por não participar desses eventos – a participação da Konka, a “Nokia chinesa” (que tem a marca muito parecida com a da companhia finlandesa), e o mundo de novidades em tecnologia para tablets e smartphones que pude ver passeando pelos 8 pavilhões do evento.

Estive todos os dias acompanhando os stands e algumas conferências que trataram sobre Mobile Advertising. O que pude observar nas discussões foi o aumento de oportunidades publicitárias e de comércio online nos meios móveis e de um público-alvo insaciável por informação com mais velocidade – este, um dos desafios de algunas discussões no WMC: como atender esse público?

O Brasil esteve colaborando em alguns desses encontros e expondo a busca por melhores serviços de telefonia e a expansão do país no setor de tecnologias de conectividade. Ponto pra gente.

Resumindo as novidades para o futuro e mais movimentos interessantes (que eram muitos) divulgados por lá e que chamaram minha atenção:

-      A Telefónica, maior empresa de telefonia da Espanha, aproveitou o evento para realizar testes da tecnologia 4G e anunciou que os próximos da lista de testes na América do Sul serão Chile e Brasil. Já estão programados, para este ano, pilotos do 4G em Madrid, Londres, Munique e Berlim.

-       Os aparelhos conectados à internet irão aumentar compulsivamente, gerando mais oportunidades publicitárias e necessidade recorrente de adaptação desse segmento na apresentação  criativa de produtos e serviços. Esse ponto deverá ser uma importante mudança que deveremos assumir nas novas propostas de publicidade aos clientes: a mídia móvel está em alta.

-       Apresentaram no WTC novos dispositivos que serão usados principalmente pela área de saúde (aparelhos que medem taxa de gordura, peso, teor alcóolico etc.), segurança, entretenimento, transporte. Na publicidade destaque para a realidade aumentada, tecnologia que possibilitará informações prévias de empreendimentos imobiliários, por exemplo, no próprio dispositivo móvel e com mais agilidade.

-        O lançamento do novo Galaxy Note 10.1 da Samsung, um híbrido de celular e tablet, que foi uma das atrações do evento: promoveram o produto com caricaturistas que, através do celular, retratavam na hora os visitantes e exibiam o resultado em um telão.

-        Maior agilidade para a tecnologia NFC (Near Field Communication), sistema instantâneo que permite intercâmbio de dados, que está sendo utilizado para diagnósticos mais rápidos para a área de saúde e pagamentos via celular com mais segurança e rapidez.

-       A área reservada ao Android, sistema operativo para dispositivos móveis, certamente a mais divertida: com jogos para capturar pelúcias com o mascote da marca,  tobogã, bebidinhas, ice cakes e boxes para exposição/explicação do uso de seus aplicativos (Chrome, YouTube, Google Wallet, Google Maps, Google Search), o robô que personalizava os celulares com cristais coloridos na hora e o espaço de intercâmbio dos pins do Android com vários motivos e que se tornou a febre entre os descolados do evento.

A sensação após ver tudo isso é de que estamos vivendo o futuro agora e cada vez mais aptos a discutir até onde podemos ir nas questões de comunicação e adaptação da publicidade em um mundo tão amplo em possibilidades e que muda tão rapidamente.

Espero ter compartilhado essa experiência no World Mobile Congress 2012 que, diante dos resultados positivos deste ano, só tende a aumentar em espaço e em modernidade em 2013.

Viveca Santana é uma profisisonal inquieta e aberta a novidades. Trabalhou como mídia nas principais agências de Salvador e na última campanha política da Bahia. Saiu de Salvador buscando mais conhecimento e estudou Discurso Político na Universidad Autonoma de Barcelona. Agora dedica-se a estudos na área de Social Media e Marketing de Proximidade. Escreve quando o mundo a inspira no blog Soda Cáustica, de sua autoria. www.rockcaustico.blogspot.com

*O conteúdo de cada artigo postado neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor.
Postado por Ideia3 Comunicação às 10:54
8Comentários

Comentários

Lisandro Carvalho disse:

Comentário realizado em 9 de março de 2012 às 12:01

Parabéns Ideia 3 pela iniciativa e a Viveca Santana pelo belíssimo texto. Muito rico em detalhes e informações.

Espero vir muitos outros.

Lisandro Carvalho

Mel Oliveira disse:

Comentário realizado em 9 de março de 2012 às 12:04

Viveca, ótimas obervações no texto. Excelente análise. O melhor e mais enriquecedor é justamente perceber as inúmeras possibilidades de publicidade, anúncios e interferências que podemos fazer no meio.

Angela Guanais Fausto disse:

Comentário realizado em 9 de março de 2012 às 16:49

Um texto claro, objetivo, informativo e de leitura agradável. Adorei!

Mayra Alfaya disse:

Comentário realizado em 11 de março de 2012 às 16:08

Viveca é sem dúvida uma grande profissional, conheço seu trabalho e sua dedicação.
É uma ótima redatora, capaz de traduzir graficamente, o sentimento dos seus textos e fazer com que nos transportemos ao seu universo.
Gostei muito, parabéns.

Thiago Rezende disse:

Comentário realizado em 12 de março de 2012 às 14:59

Informações importantes são sempre bem vindas. Excelente texto.

Maíra Garrido disse:

Comentário realizado em 13 de março de 2012 às 12:40

Informações bem interessantes para quem trabalha em Marketing e Publicidade. Parabéns, Viveca!

Érika Najar disse:

Comentário realizado em 14 de março de 2012 às 11:00

Adorei o texto! Muito bem escrito e com informações realmente importantes para quem trabalha na área. Parabéns, Viveca!

Angelo Nogueira disse:

Comentário realizado em 20 de março de 2012 às 11:30

Parabens Viveca, vc é fantástica.

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios estão marcados com *.

Salvador » 71 3273.3333 | São Paulo » 11 2626.5333
Rua Alceu Amoroso Lima, 470 - Caminho das Árvores - Salvador/BA
Opus Comunicação