04
janeiro

Rafael Fischmann, do MacMagazine, fala sobre comunicação digital.

O MacMagazine começou como um blog pessoal para falar sobre assuntos relacionados ao mundo Apple. Hoje, o blog já possui 3,5 milhões de page views e recentemente foi integrado ao Grupo Abril.

Por conta desse sucesso, entrevistamos Rafael Fischmann sobre publicidade digital e a importância dos blogs como estratégia de comunicação.

Ideia 3: Você é publicitário e sabemos que há algum tempo a grade curricular das faculdades não contempla matérias sobre marketing digital. Sendo assim, como o seu curso de Publicidade e Propaganda tem sido útil em sua trajetória de trabalho junto ao MacMagazine?

R.Fischmann: O fato de ser um curso dentro do universo da Comunicação Social já me trouxe muitas bases teóricas para realizar o meu trabalho, mas boa parte do que aprendi na universidade também contribui nas negociações e planos para a minha principal fonte de renda com o site, que é justamente a publicidade. Ou seja, eu tenho todo o conhecimento necessário para negociar tanto com clientes quanto diretamente com agências.

Ideia 3: Quando e como foi sua experiência na Ideia 3?

R.Fischmann: Estagiei na extinta Idéia 3 Digital de fevereiro a setembro de 2006. Foi a minha primeira experiência em agência, depois passei por mais duas antes de decidir me focar full-time no MacMagazine. E não poderia ter sido melhor, ainda mais ao lado de Laert, Adelino e Flávio. Tive a oportunidade de trabalhar tanto na criação quanto na produção de diversas peças de comunicação digital.

Ideia 3: Como você observa a publicidade atualmente, diante do uso das mídias e redes sociais como estratégia de marketing?

R.Fischmann: Felizmente, para mim, as coisas estão melhorando bastante com relação à publicidade no mundo digital — ainda que as redes sociais tenham atraído muito dos investimentos para si, e é por isso que sites como o MacMagazine também participam ativamente delas. Os dois grandes problemas são: primeiro, o constante desejo dos clientes continuarem direcionando campanhas a grandes veículos, sem foco ou segmentação (o que também afeta outras mídias não digitais); segundo, a ignorância, por parte de alguns clientes, de analisar o ROI de campanhas a partir de dados de impressões e cliques, como se isso fosse tudo.

Ideia 3: Cite algumas campanhas on-line que você realmente gosta.

R.Fischmann: Como publicitário, adoro campanhas que saiam do comum — e, embora tenha um mídia kit tradicional no MacMagazine, sempre digo a meus clientes que estou aberto a experimentar e inovar. A última que fizemos nem é nada pioneira, mas foi uma novidade para nós e deu um ótimo resultado, que foi usar o plano de fundo do site como mídia. Tenho um particular apreço por campanhas que mesclem múltiplas mídias e convidem o usuário a saber mais ou a continuar uma história através de outros meios. Infelizmente não tenho exemplos para citar, agora. :-P

Ideia 3: O MacMagazine é um canal de comunicação sobre o mundo Apple e, hoje, é sua principal fonte de renda. Qual a melhor forma de utilizar um blog como ferramenta de negócios?

R.Fischmann: Acho que depende muito do propósito do blog, já que ele pode servir desde apoio para a comunicação de uma empresa quanto ser, como é o meu caso, a fonte de informações sobre determinado assunto pelo qual um grupo de usuários estaria interessado. Gosto sempre de pensar em blogs como um meio de os usuários poderem se expressar sobre o que gostam/amam e, assim, escreverem com prazer e com propriedade, atraindo assim outras pessoas com interesses semelhantes. Isso por si só já é a base para um blog se tornar um sucesso e uma ferramenta de negócios; depois, basta alinhar a coisa com seriedade, comprometimento e sempre pensando em diferenciais.

Ideia 3: Existe uma fórmula para criar postagens virais em um blog?

R.Fischmann: Existem técnicas, temas e tipos de posts que costumam atrair muitos cliques — mas basear o seu trabalho nisso é muito “mesquinho”, pois, se o conteúdo não for realmente bom, aos poucos a sua credibilidade vai para o ralo. Acho engraçado quem senta para “criar um viral”; sempre achei que esse tipo de coisa acontecesse naturalmente, com base numa boa ideia aliada a uma boa execução. Quando tiver que acontecer, acontecerá; e muito provavelmente te pegará de surpresa.

Ideia 3: Fale um pouco sobre a rotina de trabalho para manter um blog com o nível de audiência de 3,5 milhões de page views/mês.

R.Fischmann: Muita gente não sabe, mas a equipe que cuida do MacMagazine é hoje superenxuta. Temos um grande grupo de colaboradores, sim, mas quem de fato trabalha no site diariamente e de forma remunerada são apenas três. Por isso, o meu dia a dia, em particular, é um tanto… digamos, louco. O MacMagazine cresceu muito nos últimos anos e é muito mais do que apenas um blog. Hoje, há muito o que se fazer diariamente, incluindo não só gerenciar pautas e produzir conteúdo, mas também revisar tudo o que outros escrevem, moderar comentários, acompanhar o nosso Fórum (que tem mais de 20 mil usuários ativos) e até mesmo cuidar dos sistemas/servidores que fazem toda a coisa funcionar. Isso tudo, é claro, em paralelo às negociações comerciais que viabilizam o projeto.

Ideia 3: A usabilidade de um blog deve ser prioridade na elaboração e desenvolvimento de um projeto. Quais preocupações um profissional deve ter em relação à usabilidade?

R.Fischmann: A cada renovação visual que fazemos no MacMagazine, focamos uma parte do desenvolvimento do novo projeto em usabilidade. Um bom blog (ou site, no geral) deve ser agradável visualmente — tanto na leitura em si quanto na estrutura do site e na ilustração do seu conteúdo —, leve/rápido e ser construído de forma que o visitante não se perca ao tentar identificar onde está o menu, onde ficam os destaques e onde ele pode ler os últimos posts. Como sempre, testes de foco são altamente recomendados, bem como sempre ouvir o feedback de seus usuários/leitores.

E, para você, que quer se aprofundar mais no assunto fica a dica de leitura:

•    Blogs – Revolucionando os Meios de Comunicação. Série Profissional – - Octavio I. Rojas Orduña
•    Blogs Corporativos – Modismo ou Tendência? Autora: Carolina Terra -  Editora Difusão Paulista de Enfermagem
•    Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet. Autora: Denise Schittine – Editora Record.
•    Blog Marketing – a nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. Autor: Jeremy Wright – Editora M.Books

*O conteúdo de cada artigo postado neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor.
Postado por Ideia3 Comunicação às 17:02
1Comentário

Comentários

Leonardo Saragiotto disse:

Comentário realizado em 4 de janeiro de 2012 às 18:01

Muito boa a entrevista, mostrou um pouco dos bastidores do MacMagazine.

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios estão marcados com *.

Salvador » 71 3273.3333 | São Paulo » 11 2626.5333
Rua Alceu Amoroso Lima, 470 - Caminho das Árvores - Salvador/BA
Opus Comunicação